A
convivência no berçário favorece uma série de aquisições por parte do
bebê e da criança pequena; ela é instigada pelo ambiente, pelos
companheiros e, especialmente, pelo educador. Este papel privilegiado do
educador deve-se, em grande parte, ao importante vínculo que se
desenvolve entre ele e a criança pequena.
Na
escola, a atenção ao brincar é fundamental, pois é uma atividade que
promove aprendizagem. Aprendizagem e brincadeira são fenômenos
indissociáveis, em especial na primeira infância. O brincar do bebê é essencialmente exploratório. É comum observarmos bebês brincando com partes do corpo ou com atributos que descobrem, como a capacidade de produzir sons, de deslocar as mãos diante dos olhos, de segurar e, posteriormente, de soltar os objetos. Levam tudo à boca, pois esta é uma das formas de conhecer. Por esta característica de seu brincar é essencial que os berçários façam uma escolha aprimorada dos brinquedos e materiais de estimulação que serão oferecidos aos bebês. Os bebês inspiram importantes cuidados de higiene com materiais de uso individual e também com os brinquedos que utiliza.
Atender aos interesses e necessidades da criança, organizando espaços pensando em favorecer a convivência, o diálogo entre os parceiros e a aquisição da sua independência, estabelecendo rotinas, possibilitando a espontaneidade do brincar, aguçando a curiosidade e incentivando a exploração característica dessa idade são itens fundamentais para possibilitar descobertas e aprendizagens, lembrando que um processo de aprendizagem não pode ser plenamente controlado, mas reavaliado a cada momento.
ATIVIDADES SENSORIAIS...
QUENTE E FRIO...
SENTINDO O GELO...
ÁGUA MORNA...
BOLINHA DE GEL...
PROFESSORAS: MARLENE E TÂNIA
AUXILIARES DE SALA: CRISTIANE D, NEUCELAINE E JULIANA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário