A importância do equilíbrio na educação infantil. Pré I
A infância é certamente uma das etapas mais importantes do desenvolvimento humano. É nela que constituímos traços e características importantes que determinarão como seremos no futuro, sendo que todos os envolvidos neste processo são cruciais para um crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Neste contexto a formação escolar tem grande importância, pois permitirá moldar uma base de estrutura para a criança gerar a capacidade de aprendizado e do desenvolvimento das suas habilidades individuais que determinarão seu modo de agir, pensar e socializar conforme seu crescimento.
“A Educação Infantil no Brasil não é preocupação muito antiga; hoje quebramos o paradigma de que nessa faixa etária elas vão à escola somente para “brincar”. E entendemos que a função de brincar é também um processo educativo para novas descobertas cognitivas e de importância na relação que a criança estabelece com os objetos e com os grupos”
É fato que a educação infantil tem importância ímpar no processo de formação do indivíduo, mas também o é que muitos seguem negligenciando este fato. Neste contexto a Educação Física surge como uma das principais disciplinas neste processo de evolução corporal das crianças. E veremos o quão importante é este processo para a formação individual de cada um.
O EQUILÍBRIO : Uma das etapas mais importantes do desenvolvimento corporal é o entendimento sobre o equilíbrio. É ele que permite que a criança fique de pé, caminhe, corra ou faça qualquer outra atividade física, tornando-se assim um dos sentidos essenciais ao dia-a-dia do indivíduo.
O equilíbrio poderá ser de duas maneiras: estático (movimentos realizados sem movimentação das pernas, como ficar na ponta dos pés) ou dinâmico (feito em movimentação das pernas, como em uma corrida). Para ambos é necessário um bom desenvolvimento infantil para que não haja impacto sobre a fase adulta.
A ação com equilíbrio estático exige uma série de atividades internas (respiração, fixar um ponto, etc.) para que seja possível realizá-lo. Por essa característica, o equilíbrio estático é mais difícil do que o dinâmico, ao contrário do que muitos pensam. Em movimento, o corpo tende a se equilibrar de maneira mais natural do que ao estar parado.
Esse aprendizado é o que norteará a capacidade da criança de realizar uma série de outras ações. Sem conseguir manter-se em pé, ela não conseguirá andar, tocar, correr, nadar ou fazer qualquer outra atividade que exija certa complexidade corporal. Portanto, essa etapa é fundamental no desenvolvimento da criança e requer uma atenção especial por parte do professor.
DIREITOS E DEVERES DAS CRIANÇAS...
PROFESSORA PRÉ I "B": TATIANA REZZADORRI
AUXILIAR DE SALA: CRISTIANE
PROFESSORA PRÉ I "A": ROSELI MACHADO
AUXILIARES: PAMELA E LUCIANE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário