O educar, o brincar e o cuidar na prática pedagógica da educação infantil.
Brincar é experimentar-se, relacionar-se, imaginar-se, expressar-se, compreender-se, confrontar-se, é negociar, e se transformar, é de extrema importância no desenvolvimento e aprendizagem (pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade) na educação infantil.
O papel do professor de educação infantil na brincadeira é essencial na estruturação, na oportunização, na intervenção, na observação, no favorecimento do brincar da criança no ambiente escolar.
A brincadeira é, sem dúvida, uma ação educativa para infância e deve ser considerada com todos os seus atributos na Educação Infantil e sem a participação do professor, ela não encontrará a sua total realização, o educador deve propiciar o brincar todos os dias, em formatos diferenciados e de forma livre ou dirigida, observando e participando.
O professor de Educação infantil deve reconhecer o ato de brincar como um recurso pedagógico em sala de aula, com isso terá uma aula mais produtiva, prazerosa, terá a maior participação dos educandos, além de estar respeitando o direito deles.
TRABALHANDO CORPO E MOVIMENTO
PROFESSORA: ANA ELBA
AUXILIARES DE SALA: AMANDA M. e CRISTIANE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário