quarta-feira, 15 de março de 2023

BERÇÁRIO I

Adaptação na Educação Infantil.
A entrada da criança em uma instituição infantil implica na separação dos pais ou daquelas pessoas que constituem o seu universo. Implica também a separação de um contexto físico, em que a criança está habituada, acompanhado de sua mudança diária.

A fase de adaptação no CEI, significa a entrada da criança em um mundo diferente em que necessita da ajuda, interferência e proteção do adulto. É necessário que se transmita segurança, confiança, para aos poucos, ir conquistando seu espaço e aprendendo a conviver com outras pessoas, adultos e crianças.


Marcado por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens”. (Luciana Wolker da Silva)


Pensando no processo de adaptação como o único, pela singularidade de cada criança, pela sua maneira de sentir, de se expressar, de assimilar e pensar o mundo acreditamos que, para cada adaptação será necessário um olhar, uma escuta, uma atenção e determinada ação. Sem dúvida, a convivência familiar é insubstituível, mas é na escola que a criança tem a possibilidade de ampliar essa vivência e isso determina a construção de seus conhecimentos, uma vez que é na interação com os outros que esses conhecimentos se firmam e se constroem. Por fim, espera-se contribuir de forma significativa para a melhoria da adaptação da criança no CEIlevando os familiares e os professores a refletirem sobre este período tão crucial para o desenvolvimento do educando. É fundamental que a instituição escolar firme uma parceria com a família, não só durante o processo adaptativo da criança na CEI, mas também nas próximas etapas de ensino vividas pelos alunos. Além disso, os educadores devem proporcionar o acolhimento aos pequenos, estabelecendo um elo afetivo, elemento-chave para facilitar na adaptação da criança à nova rotina, possibilitando a sua socialização, a sua aprendizagem e a sua formação como um ser humano responsável e consciente de seus direitos e deveres. 




























Professoras: Fabiana e Iluir. 
Auxiliares: Cristina, Thainá e Elizandra.
















  

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