sexta-feira, 13 de agosto de 2021

MATERNAL I C


CONTAR HISTÓRIAS PARA AS CRIANÇAS CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM – UMA VEZ QUE AMPLIA O UNIVERSO DE SIGNIFICADOS DA CRIANÇA – E DO HÁBITO DA LEITURA, DE VITAL IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DO RACIOCÍNIO LÓGICO DA CRIANÇA.

PENSANDO NO DESENVOLVIMENTO DE NOSSAS CRIANÇAS, BUSCAMOS ENVOLVÊ – LAS NAS HISTÓRIAS DAS MAIS VARIADAS FORMAS.

OUVINDO A NARRATIVAS DA PROFESSORA:





UTILIZANDO FANTOCHES OU DEDOCHES:

                                                  



                                                                    








DRAMATIZANDO:

                                                                 








               ESTES MOMENTOS SÃO MUITO PRAZEROSOS, ALÉM DE CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM PROMOVEMOS MOMENTOS DE PRAZER E INTERAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS.
ALÉM DESTAS OPÇÕES TAMBÉM PODEMOS OUVIR HISTÓRIAS EM CD’S, ASSISTIR NA TV E AINDA TEMOS A GINÁSTICA HISTORIADA, ENQUANTO O ADULTO CONTA UMA DAS HISTÓRIAS ABAIXO, AS CRIANÇAS DEVEM REALIZAR OS MOVIMENTOS INDICADOS ENTRE PARÊNTESIS. 

"FOGO NO CIRCO"

O CIRCO ESTAVA ARMADO NO CENTRO DA PRAÇA. A LONA ERA MUITO GRANDE, MUITO GRANDE MESMO (O ADULTO ABRE OS BRAÇOS PARA DAR IDEIA DO TAMANHO DA LONA E AS CRIANÇAS IMITAM). LÁ DENTRO HAVIA UMA PORÇÃO DE BICHOS: LEÃO, TIGRE, GIRAFA, CAVALO, ONÇA, URSO E UM MACACO.
ERA NOITE E ESTAVA ESCURO. OS BICHOS ESTAVAM TODOS DORMINDO. NÃO SE OUVIA NENHUM BARULHO. QUEM TOMAVA CONTA DO CIRCO DE NOITE ERA O SR. JOÃO, UM VELHINHO QUE SEMPRE LEVAVA NA MÃO UMA LANTERNA ACESA. SEU JOÃO ESTAVA SENTADO E OUVIU UM BARULHO. ELE SE LEVANTOU E FOI ANDANDO DEVAGARZINHO, ASSIM NA PONTINHA DOS PÉS (DESLOCAMENTO DE TODO O GRUPO).
COMEÇOU A SENTIR CHEIRO DE QUEIMADO E FOI ANDANDO MAIS DEPRESSA (MARCHA), MAIS DEPRESSA, MAIS DEPRESSA... COMEÇOU A CORRER NA DIREÇÃO DO BARULHO E VIU UM FOGO AINDA PEQUENININHO. VOLTOU CORRENDO E PASSOU ASSIM, POR BAIXO DOS BANCOS (QUADRUPEDISMO).
PARA CHEGAR MAIS DEPRESSA À RUA, GRITOU: --- O CIRCO ESTÁ PEGANDO FOGO, O CIRCO ESTÁ PEGANDO FOGO! COMEÇOU A JUNTAR GENTE E LOGO CHEGARAM OS BOMBEIROS.
VIERAM MUITOS CARROS, E OS BOMBEIROS PUSERAM AS ESCADAS E FORAM SUBINDO (TREPAR) E COMEÇARAM A JOGAR ÁGUA NA FOGUEIRA QUE JÁ ESTAVA MUITO GRANDE.
OS LEÕES URRAVAM (IMITAR), OS CAVALOS RELINCHAVAM, OS TIGRES RUGIAM, OS MACACOS GUINCHAVAM. OS POBRES MACACOS, QUE ESTAVAM PRESOS NA JAULAS, COMEÇARAM A PULAR DE UM LADO PARA OUTRO (SALTAR), POIS O FOGO JÁ ESTAVA PERTO DELES.
SEU JOÃO VEIO ABRIR AS JAULAS. OS MACACOS SUBIRAM PELAS GRADES E COMEÇARAM A ATRAVESSAR O CIRCO DE UM LADO PARA O OUTRO, CAMINHANDO POR CIMA DE UM ARAME (EQUILIBRAR), COM MUITO CUIDADO PARA NÃO CAIR, ATÉ CHEGAREM ONDE NÃO HAVIA MAIS FOGO (COLOCAR NO CHÃO UMA CORDA PARA AS CRIANÇAS ANDAREM EM CIMA).
OS MACACOS TAMBÉM QUISERAM AJUDAR E COMEÇARAM A JOGAR (LANÇAR) TUDO PARA FORA DO CIRCO. JOGARAM AS BOLAS, OS ARCOS, AS ROUPAS. TUDO QUE ENCONTRARAM ELES IAM JOGANDO.
ENTÃO OS BOMBEIROS APAGARAM O FOGO.
OS CARROS COMEÇARAM A VOLTAR PARA O QUARTEL DOS BOMBEIROS. IAM CORRENDO PELAS RUAS (CORRER), COM A SIRENE TOCANDO ASSIM (CORRER IMITANDO BARULHO DA SIRENE).
LÁ NO CIRCO JÁ ESTAVA TUDO CALMO OUTRA VEZ.
SE JOÃO, QUE TINHA TOMADO UM GRANDE SUSTO, AGORA ESTAVA CONTENTE, PORQUE TINHA SALVADO TODOS OS BICHOS. E FOI FELIZ PARA CASA ANDANDO (MARCHA FINAL COM TODAS AS CRIANÇAS CANTANDO).

PROFESSORA: JOICE.
AUXILIARES: DEISE E KEZY.

Nenhum comentário:

Postar um comentário