MATERNAL MISTO
Na Educação Infantil, é importante proporcionar o maior número possível de experiências à criança, pois isso as ajudará a adquirir e descobrir um mundo completamente novo. A atividade motora deve, assim, ser inserida no conjunto de ações pedagógicas que ajudem o desenvolvimento infantil, tendo enfoque lúdico, sem perder sua importância pedagógica. Principalmente, pelo fato de a criança manter vínculos familiares ainda muito fortes.
Nessa fase, a criança é muito ativa e, por meio dos movimentos, experimenta suas possibilidades e seus limites motores. Por isso, devemos trabalhar a criança em seus movimentos mais amplos, ajudando-a a compreender seu corpo, podendo adquirir a autoconfiança necessária à sua autonomia.
As atividades de coordenação motora ampla são importantes para manter o desenvolvimento do aluno, contribuindo para seu bem-estar físico e emocional, em especial, neste período de pandemia.
A coordenação motora ampla está relacionada com a habilidade de movimentar, de forma eficiente, as articulações e os músculos do corpo, por meio de comandos programados do cérebro. Trata-se da primeira coisa aprimorada na criança, desde os meses iniciais de vida até a Educação Infantil. Nesse momento, a coordenação motora ampla é aliada ao desenvolvimento cognitivo da criança, que está aprendendo a controlar seus impulsos.
Os movimentos da motricidade ampla compreendem andar, carregar, empurrar, mexer os braços, pernas e mãos, correr, sentar, se inclinar para frente e para trás e rolar, por exemplo.
Conforme a idade avança, novos movimentos vão surgindo de forma relevante para a evolução da criança. Dessa maneira, cada aprendizagem nova, gerada através da experiência motora, contribui para mudanças físicas e mentais.
É por meio da coordenação motora ampla que o corpo da criança vai se estruturando no tempo e no espaço, fazendo com que os pequenos adquiram mais consciência, controle e conhecimento do próprio corpo, uma vez que a motricidade global é a ação simultânea de grupos musculares diferentes, com o objetivo de executar movimentos voluntários mais ou menos complexos. A ausência da coordenação motora bem estruturada ocasiona ritmo mais lento e atraso no desenvolvimento motor, aspecto fundamental na constituição do indivíduo.