terça-feira, 17 de abril de 2018

O encantamento com a história

Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador , cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que temos uma das possibilidades de formarmos o leitor. É na exploração da fantasia e da imaginação que instiga-se a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor.

Quem de nós não lembra com saudade das histórias lidas e ouvidas quando criança? Daquela histórinha contada por nossos pais ao pé da cama antes de dormir? Ou daquela contada e interpretada pela professora?

De acordo com Abramovich (1995, p.17),

"Ler histórias para crianças, sempre, sempre... É poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelos personagens, com a ideia de conto ou com jeito de escrever do autor e, então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento... É também suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar outras ideias para solucionar questões (como os personagens fizeram...). É uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos - dum jeito ou de outro - através dos problemas que vão sendo defrontados, enfrentados (ou não), resolvidos (ou não) pelos personagens de cada história (cada uma a seu modo)... É a cada vez ir se identificando com o outro personagem".

Para que uma história realmente prenda a atenção da criança. deve entretê-la e despertar sua curiosidade, foi assim na sala do Pré I "B", o encantamento fez parte de toda contação de história, encontraram descobertas obtidas através da participação e colaboração ativa de cada criança em todos os momentos, ganhando um sentido maior a vida das mesmas, pois na literatura infantil, a criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos, e fantasias.










Nenhum comentário:

Postar um comentário